Apenas se você estiver cansado

Este texto é apenas para aqueles que já choraram na presença do Senhor pedindo ajuda para vencer a luta contra alguma luta que o persegue e que já questionou onde estaria o jugo suave e leve que Jesus promete.

É para quem sempre soube que tinha uma grande batalha a ser vencida em sua vida e que orava escondido, mantendo oculta sua luta, falando apenas a Deus.

É para você que se via aterrorizado diante dos momentos em que essas lutas se aproximavam, mas nunca teve coragem de pedir ajuda das pessoas que te amam, de sua esposa, de seus pais, de seu pastor e de seus amigos por medo da rejeição e do abandono.

É para você que já desejou ser descoberto para finalmente ter a oportunidade de deixar de ter uma vida dupla, mas que mesmo quando teve essa oportunidade, preferiu enganar por ainda não ter tido a coragem necessária.

É para você que em algum momento desistiu de orar e que ficou cansado de lutar, por acreditar que não teria forças para vencer, pois já havia sido derrotado diversas vezes e não conseguia a ajuda dos céus que tantas vezes buscou.

Não importa qual a sua luta, se a imoralidade sexual, o alcoolismo, a ira, a dependência química de alguma droga, etc.

Se você já passou ou está passando por isso, quero conversar com seu cansado coração.

Partindo da fé de que Jesus é real, de que Ele vive, de que Ele quer nosso bem e de que a bíblia é verdadeiramente sua palavra, então precisamos analisar com atenção o que Ele diz.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)

Costumamos prestar muita atenção ao primeiro e ao último versículo destacados acima: que teremos descanso se formos a Ele e que seu jugo suave e seu fardo é leve.

Mas preciso que você se atente ao versículo 29, pois é onde está o segredo para tornar tudo isso possível. Ele diz que devemos tomar sobre nós seu jugo e aprender dEle, que é manso e humilde de coração.

Humildade de coração, é essa chave que pode te fazer entrar nesse lugar de descanso.

Tomar o jugo dEle significa se sujeitar aos seus mandamentos e se esforçar por vive-los. Isso você aprende através da leitura bíblica, de livros e das diversas escolas e cursos que existem. Atualmente, temos fácil acesso a esse conhecimento.

Contudo, a humildade de coração é o passo mais difícil de ser dado e só depende de você.

Para melhor compreender o que é humildade, vamos analisar seu oposto. Humildade é o contrário de altivez, de arrogância, de presunção, de orgulho, de vaidade, de soberba. Acredito que o conceito de orgulho represente bem toda essa categoria.

Existem diversas passagens bíblicas que afirmam que Deus detesta os orgulhosos de coração (Pv. 16:5), que o orgulho vem antes da queda (Pv. 11:2), que o orgulhoso será humilhado (Mt 23:12) e que Deus se opõe aos orgulhosos (Tg 4:6).

Quando você se esforça em não expor suas fraquezas, suas deficiências e suas tentações você está sendo orgulhoso, porque está lutando para preservar o personagem que você acredita ser a melhor parte de sua personalidade.

Podem existir diversas razões para você ter se tornado orgulhoso. Talvez, a maior delas, seja o medo de ser rejeitado como você realmente é e então ser abandonado pelas pessoas que ama. O medo da rejeição e do abandono são paralisantes.

E por que que o orgulho vem antes da queda e que o orgulhoso será humilhado? Porque ele não se deixa tratar e mais cedo ou mais tarde as derrotas daquelas batalhas que travou sozinho serão expostas.

Qual o caminho então? Buscar ajuda.

É preciso humildade para buscar ajuda.

É preciso humildade para confessar nossos pecados. Quando você confessa só a Deus, recebe perdão. Mas a cura só vem quando confessamos uns aos outros (Tg 5:16). E, enquanto você não for curado das doenças da sua alma, continuará expedindo pus e você se envolverá em mentiras, manipulações e terá Deus se opondo a você. Mas, Deus é misericordioso e estará sempre pronto para te receber quando você o buscar de todo o coração, “pois só Ele cura os de coração contrito e cuida de suas feridas” (Sl 147:3).

Lembre-se do que Deus disse por meio do profeta Isaías (57:15):

“Habito num lugar alto e santo,

mas habito também com o contrito

e humilde de espírito,

para dar novo ânimo

ao espírito do humilde

e novo alento ao coração do contrito”

Medo todos temos, mas o corajoso é o que age mesmo temendo. O temor da rejeição e do abandono são terríveis, mas ambos em algum momento chegarão se você continuar orgulhoso, “pois nada há oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia” (Mc 4:22). Então é apenas uma questão de tempo.

Não importa se partiu de uma decisão sua ou se você foi jogado nela, quando esse tempo chegar em sua vida, tenha a humildade de ir fundo nessa dor e aproveite para colocar para fora tudo que te incomoda, pois só confessando uns aos outros é que haverá cura e então você poderá viver plenamente.

Você se surpreenderá em notar como algumas pessoas te amam, ainda que outras dolorosamente te deixem. E essas que te deixaram, talvez tenham agido assim por estarem cansadas de ver os sintomas de sua doença. Mas tenha a fé de que, se elas por um tempo elas foram capazes de te amar mesmo doente, talvez chegue um dia em que perceberão que você está curado, te amarão ainda mais do que já te amaram e voltem para sua vida.

Sem passar por essa cura, responda sinceramente: você ama quem você realmente é? Você gostaria de ser amigo ou cônjuge de alguém como você é? Imagino que não.

Somente depois de curado é que você poderá finalmente se amar e só então conseguirá cumprir o segundo maior mandamento que Jesus nos deu, que é “amar ao próximo como a si mesmo” (Mt 27:39), e assim desfrutar de uma vida com relacionamentos significativos, saudáveis e verdadeiros.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Curando o passado para viver a plenitude

Conheci alguém que no dia de seu aniversário de 43 anos ganhou o maior presente de sua vida: o despertamento…

Como crianças…

– Mãe, a senhora está chorando? A mãe limpa o início de lágrima que há no conto de seus olhos…

O amor que cura

No livro de Coríntios, o apóstolo Paulo fala com profundidade sobre a alma humana e como podemos ter uma vida…