Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma água.
(Pv. 23:4-5, NTLH)
Pode parecer estranho, mas a melhor riqueza não é aquela que foi conquistada na força de exagerado, exaustivo e fustigante empenho. Essa riqueza é quase que uma ilusão, pois pode facilmente ir embora, deixando em seu lugar o desespero daquele que a teve como único foco da vida. A busca do dinheiro, pelo próprio dinheiro, é vazia e pode levar a diversas ciladas como a idolatria, o orgulho, a intolerância, as inimizades, o isolamento e gerar efeitos colaterais que provavelmente não são desejáveis. Para piorar, se a riqueza angariada desse modo efetivamente for embora repentinamente, ela não leva consigo essas dores. Eles permanecem e a situação então se torna ainda mais grave pois além desses problemas, ainda estará sem o conforto, as “amizades” e as influências que o dinheiro proporcionava.
Não confunda o que foi escrito acima com repulsa a riqueza, bem pelo contrário: ela pode ser benção na vida daqueles que sabem tê-la. O segredo está no domínio. Quem domina quem? Domina-se a riqueza ou se é dominado por ela.
Quando se trabalhou com tanta intensidade a ponto de quase morrer com o objetivo de ficar rico, então se é dominado pela riqueza, caso ela aconteça e enquanto ela estiver presente.
CONTINUA…
————-
Querido leitor,
Está gostando deste texto?
Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.
Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.
Que Deus te abençoe.