Mande embora a pessoa orgulhosa, e acabarão os desentendimentos, as discussões e os xingamentos.
(Pv. 22:10. NTLH)
Para quem resolve empreender, seja como profissional liberal ou como empresário comerciante ou prestador de serviços, no começo parece que a maior dificuldade será conseguir os benditos e imprescindíveis clientes. Realmente, esse é um grande desafio, mas apenas por um tempo. Logo que o negócio atinge um porte um pouco mais avantajado começa a surgir outro desafio que acompanha a todos: gestão de pessoas.
Qualquer que seja seu nível de liderança na organização, mais cedo ou mais tarde, você estará envolvido em gerir pessoas e não imagine que haverá completa separação entre a vida profissional e a vida pessoal, pois ainda que você consiga, de modo geral as pessoas têm os desempenhos profissionais influenciados pelos problemas pessoais.
A sabedoria a ser extraída do provérbio acima pode ser a de, num ambiente com problemas de relacionamento entre a equipe, procurar identificar quem é que está causando essas discórdias e simplesmente eliminá-la. Se esse que está causando problemas não deixar evidente que rapidamente mudará de postura, desnecessário insistir. Mas se ainda assim o gestor preferir tentar “consertar” aquele que causa discórdias, importante ter claro que os problemas persistirão apenas por sua relutância em imediatamente tomar uma decisão. Convém saber que é melhor ajudá-la de outra maneira e não a mantendo na equipe, pois isso, causa transtornos para vários outros.
CONTINUA…
————-
Querido leitor,
Está gostando deste texto?
Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.
Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.
Que Deus te abençoe.