Provérbios para a Vida: fale pouco

Quem fala muito, erra; mas o que modera os lábios é prudente. (Pv. 10:19)

Em várias ocasiões a bíblia alerta contra os perigos que rondam o hábito de muito falar, pois, ao contrário do que alguns podem pensar, as palavras possuem poder. Pelo uso delas muitos chegaram a lugares altíssimos, mas outros tantos despencaram de suas posições. Por isso a recomendação: fale pouco. Quanto menos, menores as chances de errar.

Importante entender que há coisas que são legítimas de serem faladas e outras que são proibidas.

Para essas últimas, não há quantidade mínima, qualquer que seja será considerada uma falta grave. É o caso, por exemplo, da maledicência, isto é, de espalhar aspectos negativos sobre as pessoas, ainda que verdadeiros. Um dos grandes anseios do coração de Deus é que suas criaturas se arrependam de seus maus caminhos e, às vezes, o coração de quem agiu errado está sendo trabalhado e ela tem tentado mudar, ainda que exteriormente não pareça, mas quando há maledicência, quando suas falhas são expostas e estão na boca das pessoas, quando percebe que já foi rotulada, isso pode minar as forças que tinha para a mudança. Além da maledicência, há as pessoas que ainda tem coragem de praticar a calúnia, que é a invenção de mentiras acerca de outras pessoas, para essas, sequer há o que falar.

Por outro lado, existem as coisas que são permitidas de serem faladas, mas como na ciência jurídica há o “abuso de direito”, que é quando se excede no uso daquilo que à princípio é permitido, igualmente no ato de falar, pode haver abuso, quando há o uso excessivo.

Evidente que saber moderar o uso dos lábios é diferente de ser “calado”, isto é, pouco comunicativo.

Em todas as áreas de um empreendimento é necessário manejar bem as palavras, pois fazer-se entender é mais do que uma virtude, é uma necessidade. Vale considerar que em alguns setores como o comercial e o de publicidade exigem uma maior fluência na comunicação.

CONTINUA…

————-

Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.

Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Provérbios para a Vida: peça direção do alto

Eu darei bons conselhos. (Pv. 1:23, parte. NTLH) O mundo está cada dia mais imprevisível. Fazendo um trocadilho, a imprevisibilidade…

Provérbios para a Vida: em algum momento, as chances acabam

Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar.…

Provérbios para a Vida: não persiga a riqueza

Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente,…