O escravo sábio mandará no filho que envergonhou o pai e também receberá uma parte da herança.
(Pv. 17:02. NTLH)
É comum a história de pessoas cujos pais eram empresários e profissionais bem sucedidos, o que poderia representar uma excelente vantagem na competição que é a vida, mas que por formas de pensar e de agir erradas acabaram desperdiçando as oportunidades e não apenas ficaram estagnadas, mas até regrediram no aspecto sócio-econômico. Por outro lado, há aqueles que não tiveram o mesmo “berço”, mas no relacionamento com essas pessoas que se destacaram, souberam extrair ensinamentos que foram fundamentais para levá-los a patamares altos.
Esse provérbio alerta para essa realidade. Alguém pode sair da mais baixa condição sócio-econômica e atingir lugares altíssimos se souber agir com sabedoria, enquanto outros acabam fazendo o triste caminho contrário.
Não se trata de uma regra, óbvio. Enquanto uns podem receber uma herança e transformá-la em combustível para ir muito além de onde seus ascendentes chegaram. Vários outros podem simplesmente nascer, viver e morrer no mesmo lugar.
CONTINUA…
————-
Querido leitor,
Está gostando deste texto?
Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.
Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.
Que Deus te abençoe.