Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal. (Pv. 13:20. NTLH)
Em diversos aspectos da vida as companhias apresentam grande relevância e na esfera profissional possuem um papel bastante nítido, independente da posição hierárquica que ocupe. Se está começando na carreira, más companhias atrapalham tanto direta como indiretamente a progressão. Ao avaliar quem convidar para um determinado cargo, o responsável não deixa de observar com quem o possível candidato se relaciona, se são pessoas alinhadas aos propósitos da empresa ou não. Se já está num nível mais alto, a companhia de pessoas tolas pode representar um risco seja porque talvez estejam interessados apenas em desfrutar de algo que não possuem qualidades para conquistar, ou quem sabe podem prestar informações e conselhos que levem a consequências trágicas.
Na halachá, Lei Judaica para as condutas, encontra-se a seguinte lição: “É natural que o homem seja influenciado pelos amigos próximos e vizinhos. Sendo assim, ele deve juntar-se aos justos e sentar-se sempre próximo dos sábios, para aprender suas atitudes. Ele deve afastar-se dos iníquos, que andam na escuridão, para não se influenciar pelas ações deles.” (Cap. 19, art. 10)
CONTINUA…
————-
Querido leitor,
Está gostando deste texto?
Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.
Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.
Que Deus te abençoe.