Provérbios para a Vida: seja proativo

Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. (Pv. 6:6-8)

Proatividade é a característica de agir sem precisar ser mandado, é ter atitudes independente de receber ordens do superior hierárquico. É analisar o ambiente e o contexto e se antecipar para resolver ou prevenir problemas, e também para melhorar a eficiência daquilo que já é feito. A pessoa proativa não espera o estímulo externo para reagir (reatividade), pois sempre se coloca numa condição de querer aperfeiçoar o que já é feito ou de resolver necessidades que surgem ou mesmo que surgirão.

Contudo, um alerta deve ser feito, a proatividade deve caminhar junto com o bom senso e com o bom e velho desconfiômetro.

Dentro do ambiente de trabalho é necessária sensibilidade para perceber em qual limite se pode agir espontaneamente. Em alguns lugares, as atribuições são completamente desenhadas e qualquer extrapolação implicará em invasão da competência de outro colega. Isso tanto pode ser bom para mostrar capacidade e despertar atenção sobre si, até para uma eventual promoção, como pode ser ruim e quem sabe até fazer com que seja visto como intrometido ou inconveniente. Em algumas empresas é uma característica apreciada, noutras, é rejeitada pois só o que buscam é quem faz bem aquilo que foi determinado. Quanto mais verticalizada e enrijecida a estrutura de uma empresa, menos espaço há para a virtude da proatividade. Portanto, é necessário feeling para identificar o tempo, o local e o modo de agir.

Apesar dessas ressalvas, na grande maioria das vezes a proatividade é valorizada nos ambientes corporativos, pois bons líderes e gestores saberão distinguir o profissional inconveniente daquele que verdadeiramente busca o aperfeiçoamento da função ou a solução ou prevenção de determinado problema.

CONTINUA…

————-

Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Princípios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.

Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Provérbios para a Vida: não se alegre com a desgraça alheia

Não fique contente quando o seu inimigo cair em desgraça. (Pv. 24:17. NTLH) Apesar de nos últimos dois ou três…

Provérbios para a Vida: não viva no automático

Escute, meu filho. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. (Pv. 23:19. NTLH) A vida profissional pode…

Provérbios para a Vida: prepare-se para o amanhã

Não te felicites pelo dia de amanhã, pois não sabe o que o hoje vai gerar. (Pv. 27:01. BKJ) Desse…