Provérbios para a vida: fuja da preguiça

Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar?

Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.”

Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Pv. 6:9-11)

Algumas pessoas erroneamente acreditam que fé e confiança em Deus é incompatível com o muito trabalhar, se esforçar e se dedicar. Ou que o fato de saber que Deus tem um propósito para sua vida significa que tudo acontecerá, independente da postura que tiver. Ledos enganos.

Na bíblia temos relatos de pessoas que receberam promessas e que mesmo assim precisaram acreditar e se dedicar bastante para que elas se cumprissem. Um famoso exemplo é o do rei David. Foi ungido rei ainda bem jovem, mas até que isso se concretizasse sofreu muito, foi perseguido, quase morto algumas vezes, ainda precisou lutar bastante e ainda contou com a ajuda de um comandante militar traidor, que ao mudar de lado possibilitou a conquista e a unificação de todo o Israel.

Outro exemplo é a conquista da terra prometida, após o povo ter saído do Egito, foi difícil, demorada e marcada por muitas batalhas sangrentas. O fato de Deus ter falado a Moisés que aquela terra seria deles, não excluiu a necessidade de intenso trabalho, suor e até de sangue.

Quando Jesus disse que não precisamos ficar preocupados com o que iremos comer, beber e que o Pai veste até os lírios do campo e, por isso, cuidará de também de nós que somos muito mais valiosos, o que Ele nos alertou foi contra o estado de ansiedade em que alguns vivem. Ele nos garantiu que seremos supridos de todas as necessidades materiais se dermos prioridade ao Reino de Deus e isso não se limita em trabalhar na Igreja, é muito mais amplo. Significa usar os dons e talentos dos quais Ele nos dotou para cumprir nosso propósito e observar seus Mandamentos, os quais se resumem em dois: Amar a Deus acima de tudo e o próximo como a ti mesmo. Vivendo assim, não há por que ansiedade, pois ele suprirá as necessidades.

Contudo, a conquista de um reino, a realização de uma promessa ou de um sonho vai além das necessidades de vestimenta e de alimentação, tem a ver com a plena utilização do potencial de cada pessoa, através dos talentos recebidos. Se o objetivo daquilo que se busca for o desejo de honrar a Deus e de ajudar o próximo, obviamente que sem transgredir as leis divinas, então não há qualquer problema e, aliás, está em sintonia o comando que recebemos ainda no Jardim do Éden de governar, dominar e submeter.

Quando a bíblia faz a promessa de que, ajudando o próximo, seremos abençoados, sempre diz que a benção será sobre “tudo o que fizermos” ou, em outras traduções, “em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes” (Dt.15:10). Ou seja, é preciso agir, sair da cama, deixar o sono e o descanso de lado e empreender, ter projetos, trabalhar, se esforçar. As dificuldades sempre estarão presentes, mas faz parte de qualquer processo de conquista. Há um ditado judaico em iídiche que diz: “existem ossos sem carne, mas não carne sem ossos” (bainer on flaish iz do; flaish on bainer iz nito).

CONTINUA…

————-

Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Princípios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.

Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Provérbios para a Vida: não se alegre com a desgraça alheia

Não fique contente quando o seu inimigo cair em desgraça. (Pv. 24:17. NTLH) Apesar de nos últimos dois ou três…

Provérbios para a Vida: não viva no automático

Escute, meu filho. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. (Pv. 23:19. NTLH) A vida profissional pode…

Provérbios para a Vida: prepare-se para o amanhã

Não te felicites pelo dia de amanhã, pois não sabe o que o hoje vai gerar. (Pv. 27:01. BKJ) Desse…