Filho, você é fiador de alguém?
(Prov. 6:1)
Quando esse provérbio foi escrito, ser fiador de alguém colocava em risco até mesmo a liberdade própria e da família, que poderiam ser feitos escravos para pagar as dívidas. Porém, o fato de terem se passado milênios de anos não significa que os compromissos jurídicos deixaram de ter enorme potencial destrutivo para uma vida e uma família.
Antigamente a escravidão era física, porém, hoje é de tempo. Difícil definir qual o ativo mais valioso, se a liberdade ou o tempo, mesmo porque, estão intimamente relacionados. Quando se firma um contrato com juros abusivos, de uma certa maneira você se torna escravo daquele que te emprestou, pois precisará trabalhar, empenhar suas forças e capacidades para devolver não apenas o que emprestou, mas também para pagar os juros combinados.
CONTINUA…
Querido leitor,
Está gostando deste texto?
Ele é trecho de um dos capítulos do livro “Para jovens inteligentes – 31 lições do livro de Provérbios para uma vida abundante“, um livro feito com muito carinho para guiar os jovens que estão começando sua vida.
Baseado nos valores do livro de Provérbios, há muitos conselhos para esses jovens. É um livro ricamente ilustrado com exemplos reais de pessoas que colheram bons e maus frutos conforme observavam ou desrespeitavam as orientações do rei Salomão, autor do livro de Provérbios.
Esse é o presente ideal para seus filhos, netos e amigos! Dê sabedoria para eles.
Que Deus te abençoe.