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Tsedacá é a prática judaica de auxiliar os pobres e os necessitados em suas carências, destinando a eles regularmente parte das rendas e dos bens. Não é feita, porém, como um ato de simples e facultativa caridade, mas é considerada uma obrigação, porque há o entendimento de que os recursos e os bens não pertencem aos homens, mas a Deus, O qual confiou a posse deles às pessoas para que os administrem como bons mordomos e pratiquem aquilo que é devido, não os utilizando somente para as necessidades e para o conforto da própria família, mas também para dar assistência aos que se encontram em estado de vulnerabilidade.
Os estudos judaicos descrevem a tsedacá como um dos 613 mandamentos que o povo judeu deve observar, sendo apontada em vários textos como uma das obrigações mais importantes. Inclusive, os judeus acreditam que a salvação[1] vem por meio de três práticas: teshuvá (arrependimento, voltar aos caminhos da Torá)[2]; tefilá (orações) e tsedacá (atos de justiça). Eis uma boa definição:
“Tsedacá” é a palavra hebraica para os atos que denominamos “caridade”, em português: dar apoio, auxílio e dinheiro para o pobre e necessitado. A essência da tsedacá, porém, é muito diferente da ideia de caridade. O termo “caridade” sugere benevolência e generosidade, um ato magnânimo realizado pelo homem rico e poderoso em benefício do pobre e necessitado. A palavra “tsedacá” deriva-se da raiz hebraica tsadi, dalet, cof, que significa “retidão”, “justiça” ou “equidade”. Segundo o judaísmo, dar ao pobre não é visto como um ato generoso e magnânimo; trata-se, simplesmente, de um ato de justiça e honradez, o cumprimento de um dever, dando ao pobre o que lhe é devido.[3]
Uma de suas características é a compreensão de que os bens e a provisão são dados por Deus, não sendo frutos de merecimento pessoal.
CONTINUA…
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