Para jovens inteligentes: deixe a conversa de lado e trabalhe

Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade.

(Prov. 14:23)

Estava formado há cerca de quatro anos, eu e meu sócio estávamos começando nosso escritório de advocacia, lutando para conseguir clientes, fazer as petições, cuidar do administrativo e financeiro, ou seja, cada um era uma espécie de “faz-tudo”. Por sermos de origem humilde, a maior parte de nossa clientela era formada de pessoas humildes e de classe média. Até gostaríamos de atender os ricaços da cidade, mas naquele momento era meio que impossível, então, fazíamos o melhor que conseguíamos com o que tínhamos.

Então, lembro-me de fazer uma confraternização no escritório e receber alguns colegas de profissão. Entre esses, apareceu um recém-chegado na cidade, oriundo de outro Estado. Tenho que admitir que a primeira impressão que tive dele era que se tratava de alguém que se ainda não era rico, logo ficaria, pois só falava de coisas grandiosas, de causas multimilionárias e de clientes poderosos. Tudo o que nós também gostaríamos de ter, mas, ao contrário dele, não ficávamos falando disso. O mais interessante é que ele falava como se ele estivesse envolvido em todas aquelas grandiosidades. Porém, logo descobrimos que ele apenas era bom em contar histórias e repetir o que ouvia de outras pessoas. Mas, ele mesmo, estava na mesma situação que nós, isto é, começando e ralando. Passaram-se os anos, Deus fez nossa imensa plantação frutificar na forma de honorários, mas nosso colega continuava naquela mesma situação, um hábil contador de histórias de grandes ações e de honorários maiores ainda.

CONTINUA…


Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro “Para jovens inteligentes – 31 lições do livro de Provérbios para uma vida abundante“, um livro feito com muito carinho para guiar os jovens que estão começando sua vida.

Baseado nos valores do livro de Provérbios, há muitos conselhos para esses jovens. É um livro ricamente ilustrado com exemplos reais de pessoas que colheram bons e maus frutos conforme observavam ou desrespeitavam as orientações do rei Salomão, autor do livro de Provérbios.

Esse é o presente ideal para seus filhos, netos e amigos! Dê sabedoria para eles.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Para jovens inteligentes: cuidado com os compromissos jurídicos

Filho, você é fiador de alguém? (Prov. 6:1) Quando esse provérbio foi escrito, ser fiador de alguém colocava em risco…

Para jovens inteligentes: evite entrar em discussões

Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. (Prov. 3:30) Uma coisa que nunca vai faltar…

Para jovens inteligentes: cuide de seus pensamentos

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Prov. 4:23) Nos dias…