Manual de vida para jovens inteligentes: Evite entrar em discussões

Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal.

(Prov. 3:30)

Uma coisa que nunca vai faltar na sua vida é a oportunidade de se envolver em polêmicas, brigas e discussões. Por isso o conselho do Rei Salomão é: não entre em brigas sem motivo. Mas, interpretando isso com o restante da bíblia, vou mais além, não deixe que tudo seja motivo para uma discussão. Pelo contrário, entre numa peleja apenas quando não tiver opção ou quando o mal causado for demasiadamente grande para suportar calado.

Quando você discute com alguém e expõe todos os seus argumentos, talvez até depois se sinta aliviado com a sensação boa de que externou suas verdades, entretanto, como resultado prático, talvez a última coisa que conseguirá é convencer o outro lado a concordar com você e, muito menos, a agir da maneira como você espera.

Além disso, se é uma discussão que pode ser levado ao Poder Judiciário ou a algum tribunal de arbitragem, a não ser que exista verdadeira chance de realizarem um acordo, deixe de lado a vontade de brigar num ambiente e num momento que não poderão ajudar, vá para as vias adequadas e lá use toda sua energia e capacidade para demonstrar que a razão e o direito estão ao seu lado.

CONTINUA…


Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei, chamado “Manual de vida para jovens inteligentes – Sabedoria eterna num mundo em transformação”.

Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Manual de vida para jovens inteligentes: Cuidado com os compromissos jurídicos

Filho, você é fiador de alguém? (Prov. 6:1) Quando esse provérbio foi escrito, ser fiador de alguém colocava em risco…

Manual de vida para jovens inteligentes: Deixe a conversa de lado e trabalhe

Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade. (Prov. 14:23) Estava formado há cerca de…

Manual de vida para jovens inteligentes: Cuide de seus pensamentos

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Prov. 4:23) Nos dias…