Para jovens inteligentes: esconda aquilo que te irrita

Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo, mas quem é prudente faz de conta que não foi insultado. (Prov. 12:16)

Já ouviu a máxima de que o apelido só pega se você se incomodar? Então, é sobre isso, também, que trata esse provérbio. Mas vai muito além, fala ainda de autocontrole e de estratégia.

Quando era adolescente, algumas vezes fui chamado na escola e no bairro de “narigudo”. Se eu tivesse ficado bravo, certamente seria um apelido que teria me acompanhado e marcado minha trajetória. Mas como eu não expressava raiva, apenas às vezes dava uma pequena risada ou simplesmente ignorava, acabou não pegando. Alguns anos depois, o apelido que rondou foi o de “careca”, porém também não colou porque rejeitado com sucesso…

Além disso, ainda há um aspecto mais sério e perigoso de quando revelamos aquilo que nos ofende, que é o fato de entregarmos de bandeja a relevante informação de qual é nosso ponto fraco, pois isso precisa ser cuidadosamente ocultado, porque pessoas maldosas podem usar para nos chantagear. Imagine se alguém descobre, por exemplo, que você se irrita imensamente, a ponto de querer partir para briga, se alguém elogiar sua irmã ou irmão. Em determinada circunstância, essa pessoa poderá insistir nesse ponto, até te fazer perder o controle e cometer um ato do qual poderá se arrepender posteriormente.

Não sei se você assistiu a trilogia do Poderoso Chefão, baseada no livro de Mário Puzo. Se não o fez, faça, pois é possível extrair muitas lições de sabedoria tanto do livro como dos três filmes. Numa das históricas cenas, a morte do primeiro herdeiro do império dos Corleones é planejada com base nesse princípio bíblico. O Santino Corleone, também conhecido como Sony, era conhecido por ser, digamos assim, “esquentadinho”. Então, seus inimigos forjaram uma situação que o tirou muito do sério e o fez sair loucamente pela rodovia, sem o acompanhamento de seus seguranças de costume. Assim, após ser encurralado no guichê do pedágio, foi brutalmente assassinado.

CONTINUA…


Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro “Para jovens inteligentes – 31 lições do livro de Provérbios para uma vida abundante“, um livro feito com muito carinho para guiar os jovens que estão começando sua vida.

Baseado nos valores do livro de Provérbios, há muitos conselhos para esses jovens. É um livro ricamente ilustrado com exemplos reais de pessoas que colheram bons e maus frutos conforme observavam ou desrespeitavam as orientações do rei Salomão, autor do livro de Provérbios.

Esse é o presente ideal para seus filhos, netos e amigos! Dê sabedoria para eles.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Para jovens inteligentes: cuidado com os compromissos jurídicos

Filho, você é fiador de alguém? (Prov. 6:1) Quando esse provérbio foi escrito, ser fiador de alguém colocava em risco…

Para jovens inteligentes: deixe a conversa de lado e trabalhe

Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade. (Prov. 14:23) Estava formado há cerca de…

Para jovens inteligentes: evite entrar em discussões

Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. (Prov. 3:30) Uma coisa que nunca vai faltar…