Para jovens inteligentes: não critique

Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado.

(Prov. 9:7)

Criticar as pessoas é uma das atitudes mais complicadas que existe. Tenho dificuldades até mesmo com a tal da “crítica construtiva”. Digo isso porque é muito difícil saber como está o coração de que está sendo criticado, nunca saberemos como será recebido o que for falado e quais desdobramentos terá. Por isso, a orientação geral é: não critique. Mesmo que sinta enorme vontade fazer isso, contenha-se, você só terá a ganhar.

O provérbio fala que a crítica à pessoa vaidosa resulta em insulto. Ora, isso leva a uma indagação: quem não é vaidoso? Ainda que numa medida pequena ou em apenas um determinado aspecto da vida, sempre haverá alguma vaidade acerca de algo que conquistamos, que fizemos, que realizamos. Então, como você poderá calibrar a intensidade de sua crítica para que ela seja saudável?

Além do mais, não conhecemos as histórias das pessoas, as lutas, as dificuldades que cada pessoa enfrentou para estar em determinado lugar e então receber sua crítica com base naquilo que você conhece apenas superficialmente. Por isso, a chance de ser injusto e ofender é enorme.

A sabedoria também diz que o resultado de tentar corrigir uma pessoa má tem como consequência a humilhação. Ora, será que vale a pena mesmo deixar de se controlar e então criticar, correndo o risco de ser humilhado por alguém de mau caráter?

CONTINUA…


Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro “Para jovens inteligentes – 31 lições do livro de Provérbios para uma vida abundante“, um livro feito com muito carinho para guiar os jovens que estão começando sua vida.

Baseado nos valores do livro de Provérbios, há muitos conselhos para esses jovens. É um livro ricamente ilustrado com exemplos reais de pessoas que colheram bons e maus frutos conforme observavam ou desrespeitavam as orientações do rei Salomão, autor do livro de Provérbios.

Esse é o presente ideal para seus filhos, netos e amigos! Dê sabedoria para eles.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Para jovens inteligentes: cuidado com os compromissos jurídicos

Filho, você é fiador de alguém? (Prov. 6:1) Quando esse provérbio foi escrito, ser fiador de alguém colocava em risco…

Para jovens inteligentes: deixe a conversa de lado e trabalhe

Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade. (Prov. 14:23) Estava formado há cerca de…

Para jovens inteligentes: evite entrar em discussões

Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. (Prov. 3:30) Uma coisa que nunca vai faltar…