Para jovens inteligentes: não fique se achando o “bonzão”

Não fique pensando que você é sábio…

(Prov. 3:57

Enquanto ainda estamos nas fases iniciais de nossas vidas, talvez antes dos 30 anos de idade, é bem fácil termos a sensação de sermos mais inteligentes, rápidos, desenrolados, capazes e sábios do que realmente somos. Eu mesmo sofria dessa síndrome. Observava a vida de outras pessoas e pensava como eu teria feito diferente delas e provavelmente teria resultados muito melhores do que elas tiveram.

Porém, a vida é mestre em nos dar umas marteladas, em nos mostrar que precisamos baixar o topete para aprender com as experiências e controlar a ansiedade de achar que temos a resposta para tudo.

Quanto mais tempo vivemos, o sentimento é que menos sábio somos, pois a imensidão da vida revela como somos limitados e que conhecemos apenas uma gotinha da realidade. É semelhante ao que ocorre nos estudos. Uma pessoa que estudou apenas até o ensino médio ou que fez apenas uma graduação em curso superior ou tecnológico, tem muito mais tendência e facilidade em pensar que é um grande conhecedor de um assunto do que alguém que está cursando doutorado. A realidade é que quanto mais estudamos, mais percebemos quanto nos falta.

Isso é fácil de perceber em sala de aula. Durante uma época, lecionei direito das obrigações e direito contratual em duas universidades, uma pública e uma privada. Os alunos que iam para a aula sem ter estudo previamente o tema, sem pelo menos ler o conteúdo que eu enviava antes das aulas, salvo algumas exceções, geralmente não tinham perguntas ou dúvidas. Porém, aqueles que tinham o saudável hábito de se preparar para a aula, esses costumavam fazer perguntas inteligentes.

CONTINUA…


Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro “Para jovens inteligentes – 31 lições do livro de Provérbios para uma vida abundante“, um livro feito com muito carinho para guiar os jovens que estão começando sua vida.

Baseado nos valores do livro de Provérbios, há muitos conselhos para esses jovens. É um livro ricamente ilustrado com exemplos reais de pessoas que colheram bons e maus frutos conforme observavam ou desrespeitavam as orientações do rei Salomão, autor do livro de Provérbios.

Esse é o presente ideal para seus filhos, netos e amigos! Dê sabedoria para eles.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Para jovens inteligentes: cuidado com os compromissos jurídicos

Filho, você é fiador de alguém? (Prov. 6:1) Quando esse provérbio foi escrito, ser fiador de alguém colocava em risco…

Para jovens inteligentes: deixe a conversa de lado e trabalhe

Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade. (Prov. 14:23) Estava formado há cerca de…

Para jovens inteligentes: evite entrar em discussões

Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. (Prov. 3:30) Uma coisa que nunca vai faltar…