Para jovens inteligentes: não inveje os maus

Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, pois o Senhor detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direito.

(Prov. 3:31-32)

Na escola, na turma de amigos e em alguns ambientes sociais parece que aqueles que são mais debochados, que infringem as regras, que sacaneiam os outros são mais populares e bem-vistos do que aqueles que procuram ser “certinhos”. Contudo, a sabedoria eterna recomenda não ter inveja dessas pessoas e não copiar suas atitudes.

Por mais que pareça que eles estão bem, existe um princípio celestial chamado de Divina Providência, pelo qual tudo está sob a atenção e o cuidado de Deus e ainda que aparentemente as pessoas más estejam bem num primeiro momento, é questão de tempo para colherem as consequências por aquilo que plantaram.

Se você se esforçar em ser alguém correto e fazer aquilo que é justo, ainda que esteja encontrando dificuldades, esses obstáculos serão apenas pelo tempo e na quantidade necessárias para você se fortalecer e estar preparado para no momento certo desfrutar das bênçãos que colherá como fruto de suas atitudes.

Mesmo que o colega que faz coisas erradas esteja aparentemente melhor, que seja mais popular, que tenha mais amigos, saiba que muitas é apenas uma fachada, porque em muitos casos as pessoas não gostam de ser assim, e, talvez, ele tenha inveja de quem é bom e correto, porém as vezes não está conseguindo (…)

CONTINUA…


Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro “Para jovens inteligentes – 31 lições do livro de Provérbios para uma vida abundante“, um livro feito com muito carinho para guiar os jovens que estão começando sua vida.

Baseado nos valores do livro de Provérbios, há muitos conselhos para esses jovens. É um livro ricamente ilustrado com exemplos reais de pessoas que colheram bons e maus frutos conforme observavam ou desrespeitavam as orientações do rei Salomão, autor do livro de Provérbios.

Esse é o presente ideal para seus filhos, netos e amigos! Dê sabedoria para eles.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Para jovens inteligentes: cuidado com os compromissos jurídicos

Filho, você é fiador de alguém? (Prov. 6:1) Quando esse provérbio foi escrito, ser fiador de alguém colocava em risco…

Para jovens inteligentes: deixe a conversa de lado e trabalhe

Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade. (Prov. 14:23) Estava formado há cerca de…

Para jovens inteligentes: evite entrar em discussões

Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. (Prov. 3:30) Uma coisa que nunca vai faltar…